31 agosto, 2011

Artista da Semana - Nirvana

Ola Capivarinhas

Nirvana

Nirvana foi uma banda de Grunge fundada no ano de 1986 em Aberdeen, cidade vizinha a Seattle e que fazia parte do circuito underground juntamente à cena de Portland.
Sua música foi inspirada no Punk Rock e no Rock Alternativo e foi chamada Grunge pela imprensa e meios de comunicação da época. O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder, Kurt Cobain. Muitos críticos e historiadores aclamam o Nirvana como a banda representativa da “Geração X”.

Nirvana só com o Nevermind vendeu dez milhões de cópias, só nos EUA e durante toda a carreira vendeu 50 milhões de cópias de álbuns no mundo todo.

Em 1984, Kurt Cobain fortalece a amizade com um rapaz muito alto chamado Krist Anthony Novoselic. Os dois se conheciam de vista da escola e de ensaios dos Melvins (banda muito conhecida no cenário local). Mas começam a se entrosar quando tocam juntos em alguns ensaios sem compromisso. Mesmo assim, Novoselic não se empolgou imensamente com a idéia de participar de uma banda com Kurt.

Em maio de 1985, Kurt abandona a escola um mês antes de se formar. Em dezembro, Kurt finalmente leva em frente sua primeira banda e lhe dá o nome de Fecal Matter. Tocam com ele Dale Crover no baixo e Greg Hokanson na bateria. A primeira fita do Fecal Matter é registrada ainda naquele mês. Kurt e Crover viajam de Aberdeen a Seattle para usar o gravador de quatro canais de Mari, tia de Kurt. A banda iniciante também faz um pequeno show em Aberdeen, abrindo para os Melvins.

Curiosidades


Com o fim do Nirvana, cada um seguiu seu caminho. Mas Krist Novoselic e Dave Grohl seguiram próximos para defender os interesses do material gravado pela banda. Deram trato final à coletânea de vídeos Live! Tonight! Sold Out! (que Kurt já vinha preparando em seu último ano de vida) e organizaram em 1996 o álbum ao vivo From the Muddy Banks of the Wishkah. No ano de 2002, os músicos também participaram da concepção da coletânea Nirvana, que reúne a faixa até então inédita "You Know You're Right" e outras de sucesso da banda.

Frances (filha de Kurt) não ganhou seu nome em homenagem a Francis Farmer, mas sim em homenagem a um membro dos Vaselines. Kurt disse que pensou no nome antes de lembrar de Farmer.

O correto é Kurt, Kurdt, Curt? O correto é Kurt. A grafia errada Kurdt veio da época da gravação de 'Mexican Seafood' para a compilação Teriyaki Asthma. Durante a preparação do álbum lembraram que não sabiam o nome de Kurt e alguém que 'achava saber' forneceu o nome errado.




Existiram duas outras bandas chamadas Nirvana, uma foi um grupo do início dos anos 60 que teve apenas um pequeno hit e a outra foi uma banda Cristã do início dos anos 80.

Courtney se casou em um velho vestido de Francis Farmer.

Os reponsáveis pela Caroline Records (que fizeram a compilação Teriyaki Asthma) não receberam nenhum royaltie pela inclusão de 'Mexican Seafood' no álbum Incesticide porque não firmavam nenhum contrato com nenhuma das bandas.

De onde veio o título para Smells Like Teen Spirit? Do desodorante? Teen Spirit é um famoso desodorante americano. Um dia Kurt e uma amiga estavam tendo uma pequena discussão sobre revolução juvenil, ficaram bêbados e a garota escreveu na parede 'Kurt smells like teen spirit' (Kurt cheira a Espírito Juvenil). Kurt foi inspirado por isso, achava que podia ser o tipo de pessoa capaz de incitar uma rebelião juvenil. Ele escreveu a música. Ela apenas achava que ele cheirava ao desodorante. Kurt não conhecia o nome do desodorante e afirmou que raramente o havia usado.

O nome do meio de Frances (bean) veio da forma que surgiu na sua ultrasonografia. Uma foto da sonografia aparece na capa do single de Lithium, do lado esquerdo.

Stay Away foi originalmente chamada 'Pay To Play' e foi gravada com este nome. Uma mudança de gosto de último momento causou a mudança.


Breed foi originalmente chamada 'Immodium' baseada no remédio que o líder do Tad usou em uma de suas turnês pela europa.

In Utero passou por duas mudanças de título. Originalmente deveria se chamar 'I hate myself and want to die' e depois 'Verse-Chorus-Verse'. Ambas são músicas das sessões de In Utero.

Os desenhos de Incesticide são (da esquerda para a direita): Kurt, Krist, Dave, Dale Crover, Chad Channing, Dan Peters


Na manhã do New Music Seminar em 23/7/93, Kurt sofreu uma overdose de heroína. Courtney injetou nele uma droga ilegal usada para acordar pessoas com overdose. Ele subiu ao palco e fez sua atuação. Ninguém notou nenhuma diferença.

Os direitos do livro 'Never Fade Away: The Kurt Cobain Story' foram vendidos para a Paradigm Talent, que planeja fazer um filme. Estes planos estão em estudos ate o momento

Kurt Donald Cobain nasceu em 20 de fevereiro de 1967 em Alberdeen, cidade que esta localizada a 120 quilômetros de Seattle,no estado de washington. Em fevereiro de 1981,com 14 anos ,Kurt comprou sua primeira Guitarra onde tempo depois se tornou roadie de uma banda chamada "The Melvis".

Krist Anthony Novozelic nasceu em 16 de Maio de 1965, em Compton,Califórnia. Seus Pais,Krist e Maria,eram imigrantes Croatas que chegaram nos EUA em 1963/1964.Depois de fixarem residência Gardena,Califórnia,Vieram os filhos Krist,Robert e Diana. Na sua juventude gostava de bandas como Led Zeppelin..

A música Smells Like Teen Spirit foi considerada uma das 20 melhores músicas da história.

Nirvana é um Estado avançado de espírito na cultura hindu



O Nirvana havia sido batizado inicialmente por Kurt Cobain de "Skid Row". Quando advertido que poderia sofrer algum processo da banda homônima formada por Rachel Bolan e Sebastian Bach, Kurt resolveu mudar o nome da banda. Ironicamente, logo após atingir o sucesso, o Nirvana foi processado pelo uso do nome por uma banda homônima surgida em meados da década de 60 - e o Skid Row nunca foi interpelado pela banda formada no início dos anos 70, que contava com a participação de Gary Moore.

Os exames de gravidez de Courtney Love indicam que a sua filha, Frances Bean Cobain, foi concebida no Brasil durante a Turnê do Nirvana no Rock'n'Rio no ano de 1993.

No clipe de "Smells Like Teen Spirit" o Nirvana não tinha dinheiro suficiente para pagar figurantes, então o diretor foi a um show da banda para recrutar fãs. 300 pessoas concordaram em participar do clipe sem ganhar nada.

Outras duas bandas já se chamaram Nirvana:- Uma é do começo dos anos 60 e o maior sucesso foi uma música chamada "Chasing Raimbows". A outra é uma banda gospel dos anos 80. Para usar o nome, o Nirvana de Kurt Cobain teve que pagar 200 mil dólares para a banda dos anos 60 e 100 mil para a gospel.

Veja agora a música de mais sucesso da banda:


E é isso, Galerinha

Se você gostou do meu blog, dê um comentário aqui embaixo e me siga ali do lado >>

Até um futuro próximo! hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário